segunda-feira, 1 de julho de 2013

Será Que o Café Restringe o Seu Apetite?


Praticamente desde que me lembro, que eu me levanto, preparo o meu café, e tomo a  minha primeira chávena durante a minha primeira hora de trabalho. 

 Eu costumo começar a ficar com fome cerca de uma hora mais tarde. Acho que nunca me ocorreu que o café estava realmente a reduzir o meu apetite. Eu sempre pensei que eu só não gostava de comer assim que eu acordava. 

 À luz de uma nova pesquisa da Universidade de Griffith, na Austrália, eu estou a começar a pensar de forma diferente. Eles estão descobrindo que o café é um supressor do apetite entre os seus participantes do estudo.

O que diz o estudo até agora

O estudo está em curso, mas eles têm os participantes divididos em três grupos:

  • Um grupo recebe café com cafeína.
  • Um grupo é dado o café descafeinado.
  • O terceiro grupo recebe a cafeína sozinha.

Até agora, o grupo que está consumindo o café com cafeína relatou diminuição do apetite e aumento dos sentimentos de plenitude.

É a cafeína?

A cafeína tem sido freqüentemente incluída em pílulas de emagrecimento e inibidores de apetite. (Lembro-me de minha mãe usar Dexitrim na década de 80, que contem 200 mg de cafeína por comprimido! 

Parece, no entanto, que a cafeína sozinha não é a culpada aqui, porque só o grupo de café com cafeína está relatando os benefícios suprimindores do apetite. Além disso, tem de haver algo no café normal, que é removido durante o processo de descafeinação pois o descafeinado também não tem o mesmo efeito.

O que significa esta pesquisa

O café pode ajudar as pessoas a consumir menos calorias a não ser que beba cafés monstruosos que contenham por si mesmos um elevado número de calorias. No entanto, compensar as calorias comendo de mais após o efeito começar a desaparecer iria definitivamente contrariar os efeitos beneficos do café.

Sem comentários:

Enviar um comentário